domingo, 4 de agosto de 2013

Dread


Eu tinha esse arquivo do torrent chamado "After Dark Horror Fest 4" e por algum tempo achei que ele nunca iria acabar de baixar. Mas depois de alguns séculos, ele chegou aos maravilhosos 100% e eu pude começar a assistir os filmes. O primeiro da lista é Dread, que em inglês significa algo como "medo", "pavor", tanto que o nome em do filme em Portugal é Medo. Já aqui, no país do estado laico cristão você pode chama-lo de Lentes do Mal. Péssimo, eu sei.


O estudante de cinema Stephen Grace juntamente com seu novo e misterioso amigo, Quaid, começam um projeto para a faculdade. Eles pretendem entrevistar várias pessoas, e descobrir seus medos mais profundos, como "Kinseys do medo". Como é um filme de terror, logo as coisas começam a sair do controle, e Quaid começa a revelar o verdadeiro motivo de ter criado o estudo.

Durante o filme, tive a ótima surpresa de descobrir que a trama é uma adaptação de um conto do Clive Barker. A história aparece no segundo volume dos Livros de Sangue, e também se chama Dread, aqui no Brasil, os tradutores da área literária se mostraram mais dignos que seus colegas que trabalham para as distribuidoras de filmes, já que o conto foi chamado "Pavor".

sim, a marca é maquiagem, infelizmente
O que eu estou prestes a escrever aqui é poderoso o suficiente pra rachar o universo, então, faça uma prece antes de ir para a próxima frase... Preparado ? Ok, lá vai: O filme ficou bem melhor que a obra original. Contrariando todas as outras adaptações que consigo lembrar. O Pavor é um conto curto, meio esquisito e com um final até meio bobo, isso se tratando de Clive Barker, claro, por que comparado com obras de outros autores, é um texto regular/bom.

Um conto curto não tem material o suficiente pra render um filme, então, tiveram que complicar um pouco mais a trama, e é aí que a gente nota que os envolvidos sabiam exatamente o que estavam fazendo, e ao invés de "encher linguiça" como outras produções, eles aproveitaram as lacunas para dar ainda mais peso para os personagens.

Um filme bonito, pra gente descolada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário