domingo, 22 de maio de 2011

Joe, o Bárbaro


Então, repito tudo aquilo que tenho dizendo sempre, tenho pouco tempo e blá, blá, blá. Mais encontrei uma folga entre  trabalhar como um cão e dormir como um cadáver, pra ler esse gibizinho aí...

Joe, o Bárbaro, é uma mini em oito edições, do nosso careca favorito, Grant Morrison. E desenhada por esse cara chamado Sean Murphy, que não lembro de ter visto antes.


Como todo pivete nerd, Joe é um fracassado que se recolhe atrás de suas fantasias; action figures, video games e gibis. Sem amigos, com o pai morto em alguma guerra no deserto e  com ameaça de perder a casa em que mora com a mãe. Sim,fodido e mal pago.

MAS, eis que um belo dia numa alucinação causada por sua hipoglicemia (é, além de tudo, o coitado ainda é doente), Joe vai parar em um mundo onde seus heróis vivem, onde existem ratos guerreiros do tamanho de seres humanos, montanhas voadoras, ursinhos de pelúcia falantes e anões piratas.

Ainda assim, tudo está uma grande merda por lá, desde que "Morte, o Pretendente" surgiu com seu exército de mortos-vivos, uma ameaça invencível até pro Batman, LOBO,ou os GI JOE (sim, eles estão, lá). Felizmente, uma profecia antiga (sempre elas) mostra que Joe é "O Garoto Morrer", o único que tem o poder de amedrontar Morte e salvar o dia.

Se é real, apenas uma alucinação, ou um pouco dos dois, não importa muito. A jornada que leva até a batalha final, no mundo fantástico, é a mesma que leva até ao açúcar, no mundo real. Quem leu "O Talismã", (livro do Stephen King com o Peter Straub) vai notar algumas semelhanças, também, já que nos dois casos, tudo que acontece no mundo fantástico, tem um ato correspondente no mundo real.



Enfim, o plot da história me lembra uma versão moderna de "História Sem Fim", com um pouco dos  clichês dessas "jornadas contra o senhor do mal" mais clássicas, tipo O Senhor dos Anéis e Star Wars. Tudo com o toque do Morrison, claro, cheio de referências a lugares e personagens que nunca aparecem (mas servem pra te pôr no clima).

A ritmo das primeiras edições é meio confuso, e os quadros do desenhista não ajudam também, mas lá pela terceira edição as coisas se acertam e vão ficando cada vez mais intensas. O fim da história é mesmo bem empolgante.

Gostei da escolha desse Sean Murphy, o cara consegue captar a normalidade de uma casa suburbana e a bizarrice de um mundo de bonecos vivos, sem ficar com o traço forçado, em nenhum dos casos. (Parei pra ver que horas são, e perdi a linha do meu raciocínio, além disso, já escrevi pra caralho, então, ficamos por aqui. Não esqueçam de olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, e escovar os dentes após cada refeição.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário