terça-feira, 13 de setembro de 2011

Arqueiro Verde #01


Hora de falar do meu personagem favorito! O Arqueiro Verde é um personagem incrível, que infelizmente é muito subaproveitado. Sempre dizem que o Batman é um grande cara por ser "só um humano" e estar ao lado do Superman e da Mulher-Maravilha na Liga, mas, quantos homens comuns realmente são como o Batman ? O cara é mestre de umas 15 artes marciais, gênio criminólogo, mestre estrategista, e tem mais um bilhão de habilidades. Oliver Jonas Queen, é só um velho comunista, com um arco na mão. Ninguém é mais humano e falho que ele; Abandonou um filho recém nascido, falhou em proteger sua namorada quando ela mais precisava, roubou, mentiu, e até matou, sempre com a melhor das intenções.


Ele teve uma porrada de momentos distintos: Teve a fase "road movie", com Oliver e Hal Jordan atravessando a América, com uma temática mais pé no chão, que quebrou tabus e deu um salto evolutivo nos roteiros dos quadrinhos. A fase "caçador", escrita por Mike Grell, de um tom hiper realista pro universo do herói, colocando ele ao lado da Canário Negro, lidando com criminosos comuns. Quando Kevin Smith ressuscitou o Arqueiro, em "Quiver", contou uma história muito divertida, e ajustou o personagem de volta ao universo, focando bastante na personalidade e nas relações dele, com outros heróis.

Depois disso, Oliver teve um bom número de aventuras escritas por pessoas diferentes, mas que em geral mantinham o clima ditado pelo Kevin Smith, misturando aventura e humor, com os elementos mais tradicionais de uma hq de herói. Foi assim, até o Dia Mais Claro, quando Star City foi devastada e o Arqueiro buscou abrigo na floresta da cidade, para ajudar os mais necessitados e roubar dos ricos. Sim, como Robin Hood. E aí veio o reboot, e o safado, esquerdista, pai e marido disfuncional  se transformou nisso...

my fucking eyes!
O pior aconteceu! A DC achou a brecha que queria, e transformou o tiozinho Oliver Queen, no jovem Oliver Queen. E claro, tinha que ser "uma versão mais reconhecível ao grande público", sendo assim, ele virou a desgraça do Arqueiro playboy de Smallville. O pensamento político sumiu e a personalidade atrofiou pra um clichê mais velho que o mundo. E personagens secundários fantásticos desapareceram no limbo.

nunca mais...

Enfim. Na edição, somos apresentados ao novo Oliver, que usa de sua influência e poder de CEO das industrias Queen, para financiar seu trabalho secreto, como vigilante internacional. Logo de cara, ele cai na porrada, sem motivo aparente, com três vilões ridículos. Depois da sequência de ação, vemos um pouco dos novos personagens secundários da "trama", Naomi, uma mina moderninha, que faz o trabalho de inteligência e lida com computadores (nada como um bom clichê), e um bundão chamado Jax, que projeta as traquitanas e gadgets idiotas que o Arqueiro usa. Em seguida, tem o "empolgante" fim da edição. Não tem um mísero momento que o young Ollie não use frases feitas, não tem um maldito arremedo de cena bem estruturada... Não tem nada de nada.

doppelganguer, e o super poder
de ter uma gêmea siamesa
O estranho é notar que a revista é escrita pelo JT Krul, o mesmo cara que escrevia a revista no pré-reboot, e por mais que ele não se mostrasse um artista genial, sempre manteve um nível no mínimo razoável de qualidade de roteiro. Será que obrigaram ele a escreve mal ? Será um protesto dele ? Ou ele anda comendo cocô ? Não sei. Só sei que tô bem sem esperanças com a revista. Não espero ver uma boa história nesse título tão cedo.

Os desenhos ficaram por conta do Dan Jurgens, figura já conhecida na editora, com um traço bem simples e limpo, com um quê de anos oitenta. Eu até acho legal o clima nostálgico que fica, só não entendo por que colocar esse cara pra desenhar um quadrinho que faz parte de uma iniciativa de "modernização". Enfim, pode ser que só eu veja arte dele como algo datado.

No mais, é isso. Destruiram um ótimo personagem, e criaram essa revista que serve no máximo, pra se ler cagando.

2 comentários:

  1. velho, quando vi que ele tinha uma "assistente bonitinha e inteligente que fica num computador providenciando suporte on-line pra ele" e um nerd fazedor de armas eu fiquei de cara... que bela cagada, DC comics!

    ResponderExcluir
  2. eu lembro do arqueiro verde, no Cavaleiro das Trevas, velhão, com um braço só, pendurado e atirando uma flecha com ponta de kriptonita no superman \o huhu
    Ver um personagem destes, reduzido a isto é uma puta tristeza, só a capa da revista já não da vontade de comprar :S

    ResponderExcluir