terça-feira, 11 de outubro de 2011

Novos Titãs #01


Nunca gostei muito dos Titãs, Justiça Jovem, Turma Titã, Teen Titans, ou seja lá como resolvam chamar o grupo formado pelos sidekicks da DC. Young Justice é um desenho bem bacana, mas como é animação, desconsidero. O grupo clássico contava com o Asa Noturna como líder, Ravena, Cyborg, Estelar e Mutano... Mas isso pouco importa, por que no pós reboot foi cada um pra um canto e vamos ver a formação da nova versão da equipe.


Vou usar essa capa tosquíssima pra apresentar os pentelhos. De asas abertas, temos Tim Drake, terceiro Robin, e pretenso líder da equipe. Uma pena terem substituído o uniforme com capuz, por essa fantasia homoerótica; Avuando com cara de pastel e tatuagem de código de barra, temos o "novo" Superboy, que promete ser igual a todas as outras encarnações do guri de aço (o que houve com aquele Superboy havaino descolado ?); Correndo de bundinha arrebitada, e com uma tentativa de pseudo quase moicano, Kid Flash, o personagem mais desnecessário e irritante da DC; A loirinha de roupa vermelha, é a nova Moça Maravilha.

O resto dos personagens da capa, nem apareceram na história, sei que o cara de roxo é o mexicano gay, Bunker, que tem o diferencial de ser mais "alegre" que os outros personagens homossexuais dos quadrinhos. Achei uma grande idéia, por que se a gente refletir um pouco, vai ver que o pessoal da "ala rosa" dos quadrinhos, não se comporta como a maioria dos gays do mundo real. Por exemplo, Apolo e Meia-Noite são extremamente contidos, e másculos, mesmo sendo um casal, nenhum deles tem trejeitos afetados. Isso é regra com todos os outros homens gays, tanto na DC como na Marvel. Com as mulheres então, isso é ainda mais diluído. Um pouco hipócrita, certo ? Fiquei feliz quando descobri que o Scott Lobdell iria explorar esse assunto, mas depois de ler a revista, e ver o mesmo autor começar uma baita polêmica quanto à sexualidade da Estelar (em Capuz Vermelho e Os Foras da Lei), não vejo como isso não acabar mal. Tratar de sexualidade, sem ofender ninguém, requer muito tato, muita sutileza, e o Lobdell não deve nem conhecer essa palavra. Prevejo mais polêmicas à frente.

será que... Sim, ele É

As outras duas mulheres (não exatamente) da equipe, eu não faço a menor idéia de quem sejam, então vou inventar explicações. Uma delas é uma nuvem preta com... estática ? Deve ser a filha do Lostzilla. A outra, tadinha, é uma aberração pior ainda, tem cabelo de espetinho, e uma porrada de patas de barata. Suponho que tenha sido mordida por uma centopéia radioativa. Mal posso esperar pra ver origem dessas personagens maravilhosas...

Como falei antes, Scott L. não tem nem um pingo de sutileza, e fez uma história porca de mais, sem nenhum espaço pra mistério ou expectativas, com uns diálogos mais manjados que o da novela das sete. Tim Drake descobre que uma organização super secreta conspira contra os adolescentes meta-humanos, resolve recrutar os alvos dos vilões, pra juntos combaterem o mal e blá, blá, blá. É impossível se identificar ou ter um mínimo de simpatia pelos personagens. Cassandra Sandsmark, a Moça Maravilha, é uma das personalidades mais clichês que já se viu, uma versão piorada da fórmula da Gail Simone: menininha sensível que tenta ser durona pra se proteger do mundo.

E a edição fecha com o plot mais reciclado de todos, nos empurrando direto pra revista do Superboy.


Brett Booth não desenha, o cara de tão ruim, comete crimes visuais em forma de desenhos. Certo, ele não é tão ruim como Liefeld, mas não entendo COMO um cara desses consegue emprego na DC. Se falta profissionais qualificados, os editores podem me ligar, que eu indico ao menos uma dúzia de amigos com mais talento.

Posso parecer tendencioso, mas a verdade é que essa é até agora, a pior edição do reboot; As outras revistas que falhavam no roteiro, compensavam com uma ou outra cena de ação bacaninha, mas Novos Titãs falhou em tudo. Por mim nem esperava quatro meses, já cancelava o título  agora, ou mudava urgentemente de equipe "criativa".

PS: Se eles são o primeiro grupo, por que se chamam "Novos" Titãs ? Deviam se chamar só Titãs, porra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário